terça-feira, 3 de agosto de 2010

Semana Mundial da Amamentação é aberta em Teresópolis

Carol Asthine

Ontem, no auditório da secretaria municipal de saúde, foi aberta a campanha mundial da amamentação. Com o tema: “Amamentação: apenas dez passos para um bom começo de vida”, o programa segue até o dia 6 de agosto nos Postos de Saúde da Família com diversas atividades voltadas para as mães.

Estiveram presentes na solenidade, a subsecretária de saúde Drª Luciana Borges, Drª Conceição Salomão da divisão de programas, Cleoneide Tavares, coordenadora de aleitamento materno, Drª Cláudia Miguel do departamento de assistência, e a Drª Luciana Montovani, palestrante do dia.
Drª Cláudia Miguel ressaltou sobre o valor da amamentação. ‘Aleitamento materno é mais que um ato de amor, é um ato de defesa e não só para o ‘aqui e agora’, mas como prevenção para o futuro’.

As mães e convidados que estiveram presentes, receberam uma cartilha com os “dez passos para um bom começo de vida”, que dá dicas de como amamentar e os cuidados que devem ter com os recém nascidos.
A Drª Luciana Mantovani e sua equipe falaram sobre a importância da higiene bucal do bebê e como realizar a escovação desde recém nascido. Foi explicado também sobre as conseqüências de uma má escovação pela gestante.

A Semana Mundial de Amamentação é uma iniciativa da Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno e acontece desde 1992. O objetivo desta campanha é promover, proteger e apoiar o aleitamento materno.
Teresópolis promove esta campanha há vários anos e tem o apoio da Prefeitura Municipal, de Pediatras e obstetras.

O leite materno traz para os bebês muitos benefícios. Segundo a Pediatra Conceição Salomão, especialista em amamentação, o leite materno por ser o alimento específico para o bebê humano, contém anticorpos e fatores imunoprotetores que protegem as crianças de alergias e vários agravos, incluindo doenças crônico-degenerativas futuras, tais como: diabetes, hipertensão e obesidade.

Além disso, a mãe também se beneficia amamentando seu bebê corretamente, (amamentar) “facilita a involução do útero no pós parto, protege a mãe da anemia por menos perda sanguínea, é um dos fatores de proteção do câncer de mama, pode ser um utilizado como um método contraceptivo (utilizado com alguns critérios), importante na formação do vínculo afetivo. Além de ser prático e econômico”, afirma Drª Conceição.

Algumas mães trabalham e logo deixam de amamentar seus bebês, contudo existem algumas alternativas que podem ser adotadas para o seguimento da amamentação. O leite excedente pode ser retirado, ou seja, leite que sobra das mamadas, e com alguns cuidados pode ser armazenado para consumo posterior.
Todos os detalhes de como amamentar podem ser esclarecidos nos grupos de gestantes e mães, realizados nas unidades de saúde, buscando informações necessárias para que a amamentação ocorra de forma prazerosa.

Confira abaixo a programação de amanhã nos Postos de Saúde da Família:

Pimenteiras
Atividades em sala de espera sobre a importância da amamentação.
Durante toda a semana haverá exibição de vídeo e exposição de fotos sobre aleitamento materno
Meudon
Às 8:30h: Orientação a grupo de gestantes sobre aleitamento materno
Perpétuo
9h: Orientação e exibição de vídeo para o grupo de puericultura e pré-natal
Araras
Na parte da manhã: Teatro com gestantes e mães de crianças até dois anos
Granja Florestal
Na parte da manhã: Dinâmicas com jogos e demonstrações com mãe e bebê para Grupo de Gestantes e Puericultura
Venda Nova
Ações educativas em sala de espera
Unidade de Água Quente
Na parte da manhã: Palestra e teatro com distribuição de brindes



Nenhum comentário: