segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Semana de Educação no trânsito terminou sexta-feira

Carol Asthine

O trânsito em Teresópolis tem assustado muitos motoristas e pedestres. Acidentes graves, com mortes e feridos, tem levado as autoridades repensarem sobre o trânsito da cidade. Uma das iniciativas foi instruir a população, principalmente crianças e adolescentes das escolas públicas e particulares, através da Semana Nacional de Educação para o Trânsito, sobre os cuidados a serem tomados como motoristas e pedestres.
Com o tema ‘Todos unidos pela paz no trânsito, terminou sexta-feira, a programação, e teve como objetivo principal conscientizar e sensibilizar pedestres e condutores sobre o comportamento seguro no trânsito, a fim de diminuir o número de acidentes, que causam lesões e mortes. Através de palestras, apresentações teatrais, simulações de acidentes de trânsito e blitz educativa, entre outras atividades, os alunos puderam tirar suas dúvidas em relação ao assunto, além de assistir uma simulação de um acidente de trânsito. A simulação contou a interação do público e uma das alunas, interpretou a vítima.
“Fiquei chocada vendo minha amiga ali no carro. É estranho, mesmo sabendo que era uma simulação a gente fica mal. Mas essa simulação nos mostra o cuidado que devemos ter ao atravessarmos a rua. Agora vou ficar mais atenta ainda para atravessar a rua e usar o cinto de segurança” afirmou a estudante, Juliana Silva.
O último dia contou uma palestra na parte da manhã com a Polícia Civil, apresentação teatral e simulação.
Além disso, a banda do Colégio Cedal, com o maestro Wal França, tocou cerca de 5 músicas que os adolescentes conheciam. Foi um momento de descontração, onde todos cantaram e se confraternizaram.
A subsecretária de segurança, Michelle Barretos, afirmou que cerca de 20 escolas passaram pelo evento e que diversas crianças receberam as instruções devidas. “Eu acredito que muitos jovens saíram daqui mais conscientes. Eles puderam entender que sem a segurança necessária no trânsito, ela pode se tornar uma ferramenta letal” afirmou.
Na parte da tarde, a última carreata da Semana Municipal de Educação para o trânsito foi realizada no centro da cidade com carros da Polícia Militar, Bombeiros e Guarda Municipal.
A subsecretária ainda afirmou que o trabalho foi árduo para que a conscientização fosse feita. “A gente trabalhou com os futuros e atuais condutores para que tenham mais responsabilidade no trânsito.

Nenhum comentário: