quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Jovens desacreditam na política e preferem não votar

Carol Asthine

Para as próximas eleições, são aguardados 35.804.433 eleitores para escolher deputados estaduais, federais, senadores, governadores e o novo presidente da República. O aumento dos eleitores em relação a 2006 foi de 7,8%. Mas a novidade é a queda no número de eleitores entre 16 e 17 anos. Em 2006, mesmo não sendo obrigados a votar, eles eram mais de 2,5 milhões e em 2008 chegaram a 2,9 milhões nas eleições municipais, e este ano baixou para 2,3 milhões de jovens eleitores.

Em Teresópolis não é diferente, os adolescentes preferem deixar para as próximas eleições, quando a maioria já será obrigada a votar. “Essa é primeira eleição que eu posso participar, eu até tirei o título, mas não quero votar. São muitos candidatos e poucas propostas boas. Como não sou obrigado, prefiro deixar para a próxima vez.” afirmou Thiago Silva de 17 anos.

Segundo o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, a diminuição no número de jovens reflete a desilusão com a política. “Os jovens não estão se sentindo estimulados a votar, pelo descrédito que os políticos passaram a ter. Isso tudo exige de nós um trabalho de conscientização da importância do voto e do exercício da cidadania para transformar a sociedade. Não podemos criar um a geração de pessoas desinteressadas pela política” afirmou.

Nenhum comentário: