terça-feira, 10 de agosto de 2010

Famílias voltam à rotina depois das férias de julho

Carol Asthine

Depois de um mês em casa curtindo as férias, sem se preocupar com a rotina de levantar cedo, preparar o almoço, arrumar as crianças para a escola e buscar no final da tarde; o dia a dia agitado da maioria das famílias, voltou ao normal. Nesta última segunda-feira, a maioria das escolas, faculdades e cursos retomaram às aulas.

As ruas já começaram a ficar diferentes, crianças por todo lado com mochilas e uniformes e os ônibus, nos horários de entrada e saída das escolas ficam lotados.
Muitas mães, mesmo que os horários sejam regrados durante o período escolar, preferem essa rotina.

Fátima Neves tem quatro filhos, três moram com ela e ainda estudam. Todo ano, nas férias, a família sai para se divertir, vão principalmente para a região dos lagos, mas esse ano, devido a obras na casa, a família decidiu ficar na cidade. “É complicado administrar todos em casa no mesmo horário e durante um mês. A rotina muda e a gente fica um pouco perdida, ainda mais que eu não estou acostumada a ficar em casa nas férias com os três”, afirma Fátima. Além disso, o clima em Teresópolis é frio, e para quem tem criança pequena, muitas vezes a melhor opção é alugar um filme, fazer uma pipoca e ficar em casa.

“O meu menor tem cinco anos e, principalmente no início do mês fez muito frio. Optei em ficar em casa. Não tinha muito o que fazer” afirma ela.
Agora, com a volta às aulas, Fátima se sente mais aliviada e já faz planos para as próximas férias. “Nessas férias eu fiquei muito cansada e já estou me organizando para em dezembro levar as crianças para passear. Além deles se divertirem mais, eu fico mais tranquila.” Ressalta.
De volta às aulas, é importante os pais ficarem atentos aos horários. Depois de um mês acordando tarde, o despertador é imprescindível para não perder a hora da escola.

Nenhum comentário: