sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Mais de 200 acidentes só este ano em Teresópolis

Carol Asthine e Orlando Castor

Os acidentes têm sido frequentes em Teresópolis. Todos os dias a mídia tem noticiado colisões entre carros, motos, caminhões e ônibus. E infelizmente, o número de vítimas fatais também tem aumentado as estatísticas. Em menos de dez dias foram registrados sete acidentes graves e quatro vítimas fatais. Esses números assustam os teresopolitanos, e servem de alerta para os motoristas e motoqueiros redobrarem a atenção no trânsito.
Segundo o Detran,o total de acidentes no ano passado foi de 329 e este ano, até este mês, já foram registrados 209. A estatística revela que os números de 2010 já são referentes a 63% dos casos registrados em 2009.

Em janeiro de 2009 foram 20 acidentes e 25 em 2010. Já em fevereiro a diferença foi ainda maior, 21 no ano passado e 30 este ano.
Em março de 2010 foram 13 acidentes, 17 a mais que o ano passado. Os meses de abril e maio foram os mais equilibrados, sendo 28 em abril de 2009 e 31 em 2010, e 34 em maio do ano passado e 30 este ano.
Em junho do ano passado foram registrados 24 acidentes e 31este ano. Julho foi o único mês que em 2010 os números foram menores significativamente. Com diferença de 14 acidentes, ano passado foram 35 acidentes e este ano, 21.
O total de veículos na cidade até este mês já é superior a 65 mil, com uma média de dois veículos para cada habitante e o total de motos é de 14.635. A quantidade de carros e motos circulando em ruas estreitas e com poucos estacionamentos tem deixado o trânsito da cidade cada vez mais perigoso.

A falta de respeito às leis de trânsito tem trazido consequências graves à população e segundo o Detran, as dez maiores incidências de multas na cidade são:
- Velocidade superior até 20% da permitida;
- Desobedecer ao sinal vermelho ou a parada obrigatória;
- Transitar com veiculo pela faixa seletiva a esquerda, não efetuar o registro veículo conforme previsto;
- Transitar com veiculo pela faixa seletiva à esquerda;
- Estacionar veículo sobre a calcada ou faixa de pedestre;
- Condutor ou passageiro sem cinto de segurança;
- Dirigir veículo utilizando telefone celular;
- Estacionar fora condições em estacionamento regulamentado;
- Estacionar em local e hora em desacordo com sinalização;
- Velocidade superior em mais de 20% até 50% da permitida;

Nenhum comentário: