quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Prefeitura apresenta programa de Desenvolvimento Municipal e Fortalecimento das Micro e Pequenas empresas

Carol Asthine

O Sebrae RJ, em parceria com a prefeitura municipal apresentou, o programa de Desenvolvimento Municipal e Fortalecimento das Micro e Pequenas empresas. Durante a apresentação a coordenadora da área de políticas públicas do Sebrae, Margareth Kelly,falou sobre a importância da Lei Geral, que foi municipalizada pelo prefeito Jorge Mario e ainda para a implantação do programa piloto que irá auxiliar as micro e pequenas empresas.
A Lei Geral é um eficaz instrumento da consolidação de políticas públicas de fomento ao desenvolvimento do município através do apoio as micro e pequena empresas. Teresópolis é um dos nove municípios que recebeu o projeto piloto, que agora já está na terceira etapa. Na primeira etapa foi feito um diagnóstico, um levantamento prévio das necessidades dos empreendedores da cidade, a segunda etapa, realizada ontem, foi o lançamento do projeto e do comitê, composto por lideranças do governo e de instituições. A frente da comissão está o secretário executivo de desenvolvimento econômico, Nassouh Ejje, composta pelos membros: Henrique Carregal, Luiza Mota, Ademar Ferreira Veiga, Hélio Neves, Michel Al Odeh, Fernando Mendes e Ana Cristina Araújo.
Com a comissão devidamente empossada, a meta é que até o final de dezembro a terceira etapa seja concluída através de um diagnóstico mais detalhado com base em indicadores relacionados a Lei Geral do Município. Este diagnóstico será feito através de entrevistas e reuniões com diversos segmentos municipais, como poder público, entidade empresariais, sistema financeiro, instituições de ensino e órgãos reguladores.
“O comitê vai conduzir o processo de todo o programa, efetivando assim a participação de todos os segmentos com as devidas contribuições”, afirmou o consultor do Sebrae RJ, Orlando Tomé.
O programa também auxilia os profissionais individuais, fazendo com que eles saiam da informalidade. “Os profissionais que trabalhavam na informalidade e hoje estão dentro da legalidade, podem ser encontradas pela prefeitura através do cadastro para contribuir com seus trabalhos.” ressaltou Margareth Kelly.
Benefícios do programa para as micro e pequenas empresas e para o município
Mais empresas nascendo
Mais pessoas no mercado de trabalho
Dinheiro em circulação
Impostos Pagos
Arrecadação Municipal em dia
Capacidade de investimento

O que se combate com o programa
A informalidade
Desemprego
Mortalidade empresarial
Inadimplência fiscal
Dívida ativa
Êxodo empresarial

Nenhum comentário: