segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Parque Nacional da Serra dos Órgãos completa 71 anos

Carol Asthine

Na próxima terça-feira, dia 30 de novembro, o Parque Nacional da Serra dos órgãos (PARNASO) completa 71 anos de criação. Com uma das paisagens mais lindas do estado do Rio, o Parque é ponto do turístico da cidade e oferece diferentes práticas de lazer, como: escalada, caminhada, rapel e piscina natural, espaço para piquenique, além de ter fantásticas cachoeiras.
O Parque tem mais de 130 quilômetros de trilhas, sendo a maior rede do Brasil em todos os níveis de dificuldade: desde a trilha suspensa, acessível até a cadeirantes, até a pesada Travessia Petrópolis-Teresópolis, com 30 Km de subidas e descidas pela parte alta das montanhas.
O PARNASO oferece a todos os teresopolitanos e turistas, um ambiente agradável e familiar, por isso, todos estão convidados para participar do aniversário de 71 anos do Parque, que foi o terceiro a ser criado no país. As comemorações aconteceram ontem no Parque com uma programação variada.

Visite o Parque
Entre as escaladas destacam-se o Dedo de Deus, considerado o marco inicial da escalada no país, e a Agulha do Diabo, escolhida uma das 15 melhores escaladas em rocha do mundo.
O Parque Nacional da Serra dos Órgãos foi criado em 1939 para proteger a excepcional paisagem e a biodiversidade deste trecho da Serra do Mar na região serrana do Rio de Janeiro. São 20.024 hectares protegidos nos municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim.
O PARNASO protege florestas de encosta e campos de altitude entre 80m de altitude e os 2.275m da Pedra do Sino, ponto culminante da Serra dos Órgãos. A grande e brusca variação de altitude criou ambientes únicos e grande diversidade biológica. O parque protege mais de 462 espécies de aves, 105 de mamíferos e um grande número de espécies endêmicas (que só ocorrem nesta região).
O horário de visitação é todos os dias de 8 às 17 horas. O ingresso no parque custa R$ 10,00 e não há cobrança na exposição.
(Com informações ICMBIO - Parque Nacional da Serra do Órgãos)

Nenhum comentário: