segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Comércio do Rio terá o melhor Natal dos últimos cinco anos

Da redação

A Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), divulgou na última terça-feira que as vendas deste Natal serão as melhores dos últimos cinco anos e que serão 10% maiores do que as de 2009. A pesquisa foi realizada em 2.407 estabelecimentos.
Para contratações no fim de ano, a pesquisa mostrou que 30,5% dos empresários pretendem contratar em média cinco empregados. E 78,1% dos comerciantes planejam efetivar pelo menos um desses trabalhadores temporários.
A estabilidade econômica e o aumento da massa salarial são responsáveis pelo otimismo no comércio. "É uma consolidação de avanços positivos, de retomada em relação à crise do final de 2008. Colocado em linha com o avanço do crédito, são fatores que mostram uma tendência favorável para o final do ano", disse o superintendente de Economia e Pesquisa da Fecomércio-RJ, João Carlos Gomes.
"Tudo vai depender da condução da política monetária no ano que vem. Os juros ao consumidor na ponta têm caído, mas ainda estão muito elevados. São vários fatores que temos que acompanhar nos próximos meses para identificar se será uma tendência sustentada ou não. A foto hoje é bastante positiva", completou João Carlos.
João Carlos afirmou também que a continuidade da recuperação no comércio também será afetada pelo controle da taxa de inflação. " É preciso ficar atento e reivindicar uma redução de gastos mais forte do governo para que ele possa ter margem da redução da taxa de juros, garantindo ciclos sustentados de crescimento da economia. A questão é fazer com que o país cresça a taxas elevadas em anos seguidos", disse

Nenhum comentário: