segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Hemonúcleo necessita de 30 doações de sangue diárias para normalizar o estoque

Da redação

Na última quarta-feira, 25, foi comemorado o Dia Nacional da Doação de Sangue, e em Teresópolis o banco de sangue continua abaixo da média. Para manter o estoque na média são necessárias 30 doações por dia e normalmente acontecem 25.
O Dia Nacional do Doador de Sangue faz com que a população fique atenta para a prática da solidariedade e realize a doação de sangue.
A rotina dos hemonúcleos são sempre as mesmas, geladeiras vazias na espera do cidadão se prontificar à doar. Sem sangue, o funcionamento dos hospitais fica difícil e muitas cirurgias podem até ser adiadas. Além disso, Teresópolis é referência para outras cidades, como Sapucaia, São José, Magé e Guapi e ainda atende aos acidentados da estrada BR-116.
A doação é simples e dura menos de meia hora, além de não trazer riscos à saúde. Contudo, é necessário tomar alguns cuidados e verificar se estar apto para fazer a doação.

Requisitos básicos para doação de sangue
- Estar em boas condições de saúde.
- Ter entre 18 e 65 anos.
- Pesar no mínimo 50kg.
- Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
- Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Passaporte).

Impedimentos temporários
- Gripe: aguardar 7 dias.
- Gravidez: 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
- Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
- Ingestão de bebida alcoólica nas 4 horas que antecedem a doação.
- Tatuagem nos últimos 12 meses.
- Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, como não usar preservativo com parceiros ocasionais ou desconhecidos: aguardar 12 meses.

Impedimentos definitivos
- Hepatite após os 10 anos de idade.
- Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.
- Uso de drogas ilícitas injetáveis.
- Malária.






Nenhum comentário: