segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Vacinação contra raiva animal suspensa em todo país

Carol Asthine

Foi suspensa preventivamente pelo Ministério da Saúde, no dia 7 deste mês, as campanhas de vacinação de cães e gatos contra raiva animal. A decisão foi devido a resultados preliminares de investigação informados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Segundo o ministério, "a investigação laboratorial, realizada com cobaias, indicou a ocorrência de efeitos graves e mortes depois da vacinação que, até então, não eram previstos na literatura científica disponível". Do total de doses, já foram distribuídas 22,6 milhões aos Estados.
As secretarias estaduais de Saúde notificaram 1.401 ocorrências graves, entre os dias 12 de agosto e 6 de outubro, envolvendo animais que tomaram a vacina, com registro de 217 mortes de cães e gatos.
O órgão tem ainda 7,3 milhões de doses da vacina em estoque. Com a recomendação de suspender a campanha, as secretarias estaduais e municipais de Saúde devem manter as vacinas acondicionadas em ambiente refrigerado, entre 2 e 8°c, até a conclusão dos estudos em andamento. Desde julho, a vacinação já foi iniciada em 22 Estados e no Distrito Federal. Foram vacinados 7,9 milhões de animais. A meta é vacinar 28,5 milhões de cães e gatos.
Por isso, seguindo a determinação do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde não estará realizando a vacinação animal em Teresópolis neste sábado, 16 de outubro.

Nenhum comentário: