segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Começam as intervenções na pista da Avenida Lúcio Meira

Carol Asthine

Em agosto foi apresentado para a imprensa, o projeto de Revitalização da Avenida Lúcio Meira no auditório da Prefeitura Municipal. As obras começaram no dia 9 de setembro, com as primeiras intervenções na área do estacionamento no trecho entre a calçada da Fama e a Rua Duque de Caxias. Na primeira etapa foram iniciadas as reformulações no canteiro central, com a plantação de mudas de árvores nativas.
Durante a apresentação do projeto, Maurício Pinheiro, afirmou que em visitas a cidade, calculou de 16 a 17 árvores mortas ou condenadas no trecho onde seriam iniciadas as obras. Por isso a plantação de uma árvore a cada 8 metros, com o objetivo de resgatar a beleza natural da cidade.
Iniciada a segunda etapa da obra na altura do Fórum, homens trabalham retirando o asfalto na pista que segue em direção ao bairro do alto. De acordo com o arquiteto, os pontos de ônibus também passarão por mudanças e serão redistribuídos, além de ganhar iluminação própria e piso de concreto armado na cor vermelha. As vagas para motos e táxis também serão diferenciadas. Os pisos serão adequados para os deficientes visuais não baterem em orelhões e para atravessarem na faixa de pedestres sem sair do caminho certo. Nas calçadas serão construídas rampas para que as mães possam andar tranquilamente com seus filhos nos carrinhos de bebês. A iluminação da Avenida será de duas maneiras, com holofotes altos e baixos para cobrir as áreas de sombra.
A obra seguirá em um trecho de 800m, que vai da Rua José Correa da Silva Junior (Esquina do Pecado) até a Avenida J.J. de Araújo Regadas.
O piso será trocado, o estacionamento movido do canteiro central para ao lado direito das calçadas, cruzamentos em borracha sintética, faixa de pedestres em piso elevado, instalação de pontos de ônibus padronizados e com iluminação, entre outras melhorias. A cada 30 metros serão instalados postes de luz com 18 metros de altura e com focos de iluminação em dois níveis: um no topo e outro abaixo das copas das árvores. Serão instalados 25 postes ao longo dos 800 metros da avenida revitalizada.

Nenhum comentário: