quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Estudo confirma que Brasil é o 2º no ranking mundial de furtos em lojas

Em Teresópolis o número de furtos em lojas por mês passa dos 100
Carol Asthine

O Brasil é conhecido por suas belas paisagens e pontos turísticos, mas um ponto negativo chama a atenção dos turistas, principalmente no Rio de Janeiro: a violência. Segundo um estudo divulgado pela BBC na manhã de ontem, o Brasil entrou para mais um ranking, dos países onde há mais prejuízos causados por furtos em lojas, onde perdeu apenas para o Marrocos.
Teresópolis, conhecida como uma cidade tranquila para viver também contribui para o crescimento do percentual. Segundo dados do Instituto de Segurança pública do Rio de Janeiro, somente em agosto deste ano, último dado atualizado, foram 15 roubos em lojas, enquanto os furtos superaram a marca dos 100, chegando a 106.
As perdas são grandes para os lojistas brasileiros, segundo a pesquisa, entre julho de 2009 e junho deste ano o prejuízo chegou a R$3,9 bilhões em furtos e erros administrativos.
Esse valor representa 1,64% do total das vendas no período e em proporção, só é inferior ao da Índia (2,72%). O levantamento foi feito no Brasil em 37 redes varejistas de variados setores, com 29.132 lojas espalhadas pelo país.
Outros dois países latino-americanos também participaram da pesquisa: o México, 5º colocado da lista, com perdas causadas por furtos equivalentes a 1,61% das vendas, e a Argentina, em 11º lugar, com 1,48%.

Produtos mais furtados
Entre os produtos mais furtados, aparecem dos mais baratos, como lâminas, café e cremes de barbear, aos mais caros, como: smartphones, perfumes, bebidas, carne fresca, escovas de dente elétricas, DVDs, jogos eletrônicos, bolsas, tênis, óculos escuros e relógios.

Em 2010 os números foram menores em relação ao ano anterior
De acordo com o estudo, R$ 182 bilhões foi o total de perdas causadas por furtos em 2010 no mundo todo, o equivalente a 1,36% do valor das vendas. Contudo, o índice ainda é 5,6% menor do que o registrado em 2009.

Nenhum comentário: