quinta-feira, 27 de maio de 2010

Sua conta será bloqueada em três dias

Cada dia está mais comum o envio de e-mails falsos por hackers. O objetivo principal é extrair dados confidenciais do usuário ou instalar software no computador do destinatário, a fim de recolher dados pessoais digitados em sites da web.
Na edição da última sexta-feira do “A voz de Teresópolis e Região” foi publicada uma matéria sobre o e-mail falso que muitas pessoas estão recebendo sobre o pagamento do pedágio através de boletos bancários. Esse assunto chamou à atenção de uma leitora que foi vítima de um e-mail falso em nome de um banco.

Giselle Reis, pedagoga, abriu uma conta no Bradesco há três anos, mas nunca utilizou o serviço. O Banco informou que a conta seria desativada automaticamente por falta de uso. Ela nunca recebeu nenhuma solicitação por telefone ou e-mail da agência neste período.
No dia 24 de maio, Giselle recebeu um e-mail que solicitava seu acesso através de um link para a confirmação dos dados. O motivo era que, supostamente, no dia anterior a conta teria sido fraudada e era necessária a atualização dos dados para que a conta não fosse encerrada em três dias. Caso não atualizasse os dados, o banco cobraria uma multa no valor de R$287,00 e tudo isso respaldado na (lei 1.589-art7°).

Giselle imediatamente entrou em contato com sua agência por telefone. “Verificaram minha conta e constataram que estava inativa e que nenhuma informação saiu do banco. Pediram para que eu deletasse o e-mail e não me preocupasse. Está aí uma coisa difícil”.
Além do símbolo ser idêntico ao do banco, se o internauta não estiver atento, se assusta com as informações e preenche o formulário. É importante ligar para a agência e verificar se o e-mail é verdadeiro ou não.

O Bradesco disponibiliza também em seu site, modelos de e-mails falsos, acesse: www.bradescoseguranca.com.br.

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