terça-feira, 25 de maio de 2010

Saiba como denunciar os bancos fora da lei


Carol Asthine

Na edição da última sexta-feira, foi publicada uma matéria sobre a falta de cumprimento da lei pelos Bancos da cidade, que garante ao usuário um tempo de até 20 minutos na fila. Muitos clientes reclamam da demora no atendimento, mas não formalizam essa reclamação.
Atitudes simples podem facilitar o consumidor a requerer seus direitos.
No caso do Bradesco, citado na outra matéria, que não possui sistema de senhas, o cliente pode exigir na chegada ao banco que algum funcionário escreva a data e a hora para comprovar quanto tempo ele esteve ali. Na saída, o mesmo funcionário deve colocar a hora de saída e assinar.
Esse procedimento não está fora da lei. O consumidor tem todo direito de reivindicar. Segundo Wilson José, do Sindicato dos Bancários, “o usuário do banco, correntista ou não, deve exigir um bom atendimento. Os bancos lucram bilhões e colocam dois, três caixas. Isso é um absurdo”, afirma ele.
Uma das soluções para o problema seria a contratação de novos funcionários e abertura de novas agências. Mas enquanto isso não acontece é dever do cidadão denunciar o banco que não cumpre a lei. Para formalizar a denuncia, o usuário deve preencher um formulário, disponibilizado na Secretaria da Fazenda ou na Sede do Sindicato, que contem número do protocolo e data, anexar o comprovante que esteve mais de 15 ou 20 minutos na fila e entregar na Secretaria da Fazenda.
Wilson José garante que os bancos da cidade estão sendo fiscalizados, mas não tem acesso aos documentos que provem se eles estão pagando multas ou não. A Secretaria da Fazenda, órgão responsável por essas autuações, afirma que esses documentos são sigilosos, por isso, não há possibilidades do Sindicato acessar os arquivos. Na próxima semana haverá uma reunião entre o Sindicato dos Bancários e as secretarias da Fazenda, e Emprego e Renda para discutirem sobre o assunto.

Para maiores informações, ligue 2742-3352 (ramal 2099)

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