terça-feira, 28 de setembro de 2010

Solenidade festiva abre Jogos Estudantis e Jogos das Pessoas Especiais neste sábado, no Pedrão

Carol Asthine

Foi aberta, no último sábado, a edição 2010 dos Jogos Estudantis de Teresópolis (JETs) e dos Jogos das Pessoas Especiais de Teresópolis (Jopete), realizado pela prefeitura de Teresópolis, através das secretarias de educação e de esportes e lazer.
Com o Ginásio Pedro Jahara repleto de crianças e adolescentes a abertura do Jopete e do Jets, contou com a presença do Prefeito Jorge Mario, do secretário de esporte e lazer Leandro Ashar e da secretária de educação Magali Tayt-Sohn.
Os JETs vão reunir cerca de 30 escolas, entre elas, particulares, estaduais e municipais, com um total de 3 mil estudantes entre 13 e 17 anos. As competições vão até o 5 de novembro, com as modalidades de atletismo, basquete, corrida rústica e de orientação, futsal, handebol, tênis de mesa, vôlei e xadrez, nas categorias masculinas e femininas.
“Os Jogos Estudantis incentivam a prática de atividade física nas escolas, promovem o congraçamento dos estudantes e o respeito mútuo, estimulam a participação dos pais na educação e colaboram para a formação integral dos nossos estudantes”, avalia a Secretária de Educação, professora Magali Tayt-Sohn.
Pelo Jopete as competições aconteceram no último sábado, no clube Várzea. Reunindo atletas portadores de deficiência física, intelectual, auditiva e visual do município, a delegação dos Jopete é formada por estudantes assistidos pela Divisão de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, alunos da APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, da ASSIND – Associação Síndrome de Down - e atletas inscritos pela Liga Teresopolitana de Desportos.
Para o Secretário de Esportes, Leandro Aschar, realizar e assistir aos Jogos das Pessoas Especiais é garantia de muita emoção. “É, sobretudo, ter certeza de que o ser humano é capaz de ir muito além do que se pode imaginar quando estimulado a desenvolver suas habilidades”, diz Leandro. “O governo municipal busca alternativas para a prática esportiva e o convívio em sociedade, para a conscientização de toda a população sobre a necessidade de que cada um seja facilitador na árdua tarefa de desenvolver uma cidade com acessibilidade e preparada para todos”, conclui.

Nenhum comentário: