terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Senado aprova a criação do cadastro de consumidores que pagam em dia

Após seis anos tramitando no Congresso, o Senado aprovou a criação do cadastro do bom pagador

Carol Asthine

Atualmente, com o poder de compra e as facilidades de crédito, o consumidor não deixa de comprar o que quer mesmo parcelado a perder de vista. As lojas, cada vez mais atrativas, mobilizam o cliente a entrar e a levar alguma coisa, e com isso, o número de inadimplentes só cresce.
Por isso, muitas lojas já estão mudando as condições de venda e só aceitam dinheiro ou cartão, para não passarem por problemas posteriores. Mas quem paga tudo em dia sofre com essas regras e muitas vezes deixa de comprar por que a loja não realiza crediário. Para tanto, o SPC, sistemas de proteção ao crédito, vão informar às lojas e aos bancos quem são os bons pagadores, mas para ter os dados incluídos neste cadastro, o consumidor precisa autorizar. Para virar lei, o projeto precisa ser aprovado pelo presidente Lula e passar por regulamentação.
O objetivo principal desse cadastro era ajudar a reduzir as taxas de juros para os consumidores que pagam suas contas em dia, mas nenhum órgão de defesa do consumidor quis se arriscar a garantir que quem paga as contas em dia vai conseguir este benefício.

Nenhum comentário: