terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Atividade Física é imprescindível para o sexo feminino

Carol Asthine

As atividades diárias de uma mulher, como: trabalho, casa, filhos e marido, muitas vezes atrapalham no cuidado com a saúde. A prática de exercícios físicos sempre é deixada para mais tarde devido à rotina, e com isso, as complicações durante o envelhecimento podem ocorrer.
Segundo estatísticas, as mulheres aparecem como as maiores consumidoras de remédios até a idade de 45 anos, e geralmente perdem a vitalidade mais cedo que os homens. O corpo começa a se tornar flácido e apresenta mais gorduras localizadas, surgindo então os problemas de postura e auto-estima. Por isso, médicos e especialistas sempre recomendam uma atividade física acompanhada, pois no mundo biológico “o movimento é a vida, a inatividade é a morte”. O nosso corpo deve manter-se em atividade, e as mulheres não podem deixar de praticar um exercício físico. Não importa se é solteira, casada, jovem ou idosa. O importante é se exercitar!

Tipos de exercícios
Os exercícios de resistência combatem o estresse, a má circulação e formigamentos nas extremidades, além da função renal ser melhorada. Exemplos deste tipo de exercícios são: a ginástica aeróbica e o ciclismo que atua fortalecendo a musculatura da coxa.
Mas com a correria do dia-a-dia, muitas mulheres não podem frequentar uma academia ou ter um personal, mas a caminhada é possível em qualquer lugar. Não precisa gastar dinheiro ou perder muito tempo do seu dia, basta escolher um bom tênis e uma roupa confortável para realizar a atividade. A caminhada é simples e combate a degeneração, o envelhecimento e doenças. Esta é uma das melhores receitas para qualquer idade. O objetivo dos exercícios físicos não é somente melhorar cada vez mais a aparência, mas, principalmente, para ter uma vida mais saudável.

Exercícios e Envelhecimento
Um novo estudo, coordenado pela professora Maria Cristina das Neves, na Universidade Cruzeiro do Sul, concluiu que a prática de exercícios físicos, mesmo que moderada, pode não só melhorar a composição corporal no processo de envelhecimento como também reduzir os efeitos negativos relacionados à ação endócrina (glândulas de secreção interna).
A pesquisa acompanhou 54 mulheres, entre janeiro de 2009 e janeiro de 2010. As voluntárias foram divididas em quatro grupos. Um com mulheres na faixa de 20 anos de idade e outro na faixa de pouco mais de 50 anos, todas sedentárias. Os outros dois grupos também eram formados por mulheres jovens e de meia-idade de faixas etárias similares, só que todas praticantes de atividades físicas de baixa intensidade.
O grupo de meia-idade com treinamento físico apresentou redução no colesterol, enquanto o grupo sedentário de idade equivalente sofreu aumento na taxa de glicose. A leptina, relacionada ao controle da massa corpórea, também foi encontrada em quantidades menores nos grupos que se exercitavam.
Os resultados da pesquisa se juntaram aos trabalhos anteriores que verificaram outros benefícios da atividade esportiva no envelhecimento, como a diminuição da mortalidade em geral, a redução da massa corporal por promover um balanço energético negativo, a melhora da composição corporal, a utilização de glicose, o aumento da capacidade aeróbia e a diminuição da resistência vascular.
Independente da sua idade exercite-se!


* Coluna Voz Mulher

Nenhum comentário: