quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Começa hoje o Festival Ampla de cultura em Teresópolis

Martinho da Vila e Toni Garrido também fazem parte da programação
Carol Asthine
Em parceria com a Prefeitura de Teresópolis, a distribuidora de energia elétrica Ampla promove entre os dias 1º a 5 de dezembro o projeto “Consciência Ampla Cultural”. O festival, que tem entrada gratuita e acontece na Casa de Cultura Arnaldo Bloch, terá participação de artistas consagrados como Martinho da Vila, Toni Garrido e Danilo Caymmi. A programação é voltada para públicos de diferentes faixas etárias.
Além da programação musical, o público poderá participar de debates com escritores e pensadores como Ferreira Goulart, Affonso Romano de Sant’Anna, Elisa Lucinda e Marina Colasanti.
Além disso, haverá sessões de cinema, dança e teatro. Haverá também, dicas sobre segurança e consumo consciente da energia elétrica, foco da atuação social da Ampla. A casinha do Procel, maquete que ilustra o uso da energia nas residências, mostrará aos visitantes como adotar hábitos que reduzam o desperdício de energia.
Será apresentado durante o evento, o programa de variedades “Consciência Ampla: novas ideias para novos ideais”, apresentado pelo ator Bernardo Mendes e pelo ator e cantor Robson Luy. O assunto a ser tratado é sobre o consumo responsável, e eles convidarão o público a responder questões que testam o conhecimento, participar de entrevistas, jogos e brincadeiras.
O Coro Municipal de Teresópolis, regido pelo Maestro Ricardo de Oliveira se apresentará; e escritores do município, debaterão sobre “Memória como fundamento na construção da identidade cultural nacional e local”.
Estarão em exposição as maquetes do artista plástico Domi Junior, “Visão Tátil”, que permitirão aos deficientes visuais conhecer, com o toque, importantes monumentos do Rio de Janeiro.
O público infantil terá diversão garantida com a cantora Bia Bedran e com o desenhista Daniel Azulay, que utiliza canções, mágica e arte para interagir com as crianças Os pequenos poderão conferir, ainda, as apresentações do grupo “O Baú que conta e canta” e da Mostra de Esquetes de Teatro de Teresópolis, além da contadora de histórias Lúcia Fidalgo que recitará contos a fim de despertar o gosto pela leitura.
As crianças poderão se divertir também com o artista plástico Deneir de Souza Martins, através da criação de brinquedos a partir de materiais recicláveis. Para isso, basta levar latas de refrigerante, garrafas PET, potes, tampas de maionese, pedaços de madeira e cerâmica e sucata de eletrodomésticos, entre outros resíduos.
O evento é gratuito e todas as atividades serão na Casa de Cultura Adolpho Bloch - Rua Tiete, s/n° - Alto - Teresópolis

Nenhum comentário: