terça-feira, 8 de junho de 2010

Iniciadas as mudanças nos Planos de saúde

Carol Asthine

Os planos de saúde são obrigados a incluir mais de 70 novos procedimentos para a cobertura básica e aumentar o limite de consultas em algumas especialidades. As novas regras, que beneficiarão 44 milhões de usuários, entraram em vigor ontem.
A Agência Nacional de Saúde (ANS) informou que as mudanças não terão grande impacto nos custos, mas a elevação poderá ser repassada principalmente aos contratos de grupos.

As regras são válidas para os contratos firmados a partir de 2 de janeiro de 1999. Procedimentos como, transplante de medula óssea via parentes ou por banco de medula, inclusão de 16 procedimentos odontológicos, como fixação de coroas e blocos dentários, e exame de imagem para identificar câncer em estágios inicial e avançado, passam a ser obrigatórios. Consultas com fonoaudiólogos passou de seis para 24, com psicólogos aumentou de seis para 24.

Já para a terapia ocupacional o número aumentou de seis para doze. Atendimento psiquiátrico ilimitado em casos graves e possibilidade de internação domiciliar também foram incluídos nas novas regras. As consultas com nutricionistas passaram de seis para doze atendimentos.
Segundo a Associação Brasileira de Medicina de Grupo, representante dos planos de saúde, as mudanças vão gerar custos adicionais. Os novos clientes serão os primeiros a pagar a mais pelas mudanças.

Nenhum comentário: