segunda-feira, 26 de abril de 2010

Caminhada das Poderosas deixou a cidade cor de rosa

Combate ao Câncer de Mama: Uma luta “Poderosa”
Por Carol Asthine

Neste último sábado aconteceu no centro da cidade a primeira “Caminhada das Poderosas” que reuniu cerca de 600 pessoas, segundo a organização do evento. A idéia central do projeto é conscientizar sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama.

Homens e mulheres gritavam durante a passeata frases de ordem, como: faça o auto-exame! Faça mamografia! E os motoristas que passavam no local correspondiam com buzinas e gritos.
Gabriella Martuchelli, organizadora do evento, ficou muito animada com a resposta do público e ainda elogiou o grupo que é fundadora e coordenadora “Amigas da Mama” - Fiquei orgulhosa com o potencial de mobilização que o “Grupo Amigas da Mama” tem. Isso é sinal de um trabalho sendo bem feito. Afirma.

O projeto teve início após uma pesquisa em 2008/2009 que constatou um aumento de 200% em diagnóstico de câncer de mama em fase tardia, por isso, voluntários e organizadores vestem a camisa da prevenção. O nome “poderosas” foi escolhido com muito critério e tem como objetivo incentivar as portadoras da doença produzindo nelas um sentimento de “poder da cura”.
As “poderosas” usavam camisas cor-de-rosa durante a caminhada, cor –símbolo do câncer de mama. A cidade também foi decorada através do Galpão de Cultura com corações de garrafa pet e laços rosas representando a luta contra o câncer.

O Secretário de Saúde da cidade, Maurílio Ribeiro, também participou do evento e falou sobre a importância dessa conscientização: com certeza a prevenção, a procura por um ginecologista e o auto-exame irá diminuir a incidência da doença e de mortes.
A caminhada teve início na Prefeitura e terminou na Praça Baltazar da Silveira, onde e aconteceu a demonstração do auto-exame com a Drª Walney, médica endocrinologista da secretaria de saúde, avaliação nutricional e ainda o show do palhaço Odair para as crianças.

Nenhum comentário: