segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Hemonúcleo necessita de 30 doações de sangue diárias para normalizar o estoque

Da redação

Na última quarta-feira, 25, foi comemorado o Dia Nacional da Doação de Sangue, e em Teresópolis o banco de sangue continua abaixo da média. Para manter o estoque na média são necessárias 30 doações por dia e normalmente acontecem 25.
O Dia Nacional do Doador de Sangue faz com que a população fique atenta para a prática da solidariedade e realize a doação de sangue.
A rotina dos hemonúcleos são sempre as mesmas, geladeiras vazias na espera do cidadão se prontificar à doar. Sem sangue, o funcionamento dos hospitais fica difícil e muitas cirurgias podem até ser adiadas. Além disso, Teresópolis é referência para outras cidades, como Sapucaia, São José, Magé e Guapi e ainda atende aos acidentados da estrada BR-116.
A doação é simples e dura menos de meia hora, além de não trazer riscos à saúde. Contudo, é necessário tomar alguns cuidados e verificar se estar apto para fazer a doação.

Requisitos básicos para doação de sangue
- Estar em boas condições de saúde.
- Ter entre 18 e 65 anos.
- Pesar no mínimo 50kg.
- Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
- Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Passaporte).

Impedimentos temporários
- Gripe: aguardar 7 dias.
- Gravidez: 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
- Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
- Ingestão de bebida alcoólica nas 4 horas que antecedem a doação.
- Tatuagem nos últimos 12 meses.
- Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, como não usar preservativo com parceiros ocasionais ou desconhecidos: aguardar 12 meses.

Impedimentos definitivos
- Hepatite após os 10 anos de idade.
- Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.
- Uso de drogas ilícitas injetáveis.
- Malária.






Disque-Denúncia bate recorde de atendimentos devido aos últimos acontecimentos no Rio de Janeiro

Carol Asthine

Na última quinta-feira, o Disque-Denúncia registrou 1.042 chamados relacionados aos ataques no Rio. Este número bateu o recorde de ligações diárias. De domingo até ontem foram 1.109 registros.
Segundo os atendentes, a maioria dos registros são de denúncias concentradas na região da Penha e muitos sobre a localização e nomes dos traficantes. Em 15 anos de trabalho os profissionais do Disque-Denúncia dizem que nunca viram nada parecido.
- Em situações parecidas como os casos João Helio, Tim Lopes e chacinas houve comoção, mas não dessa forma - diz uma funcionária há 10 anos no serviço.

(Com informações do G1)

Alerj promove evento para discutir mudança na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa

Carol Asthine

Na próxima segunda-feira, 29, a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon-RJ) e o Sebrae-RJ realizam uma mobilização para a aprovação do Projeto de Lei Complementar que aperfeiçoa a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, aprovada em 2006. O objetivo é incentivar lideranças empresariais e parlamentares estaduais a atuarem junto aos parlamentares federais, para buscar a aprovação das mudanças até o fim deste ano.
Entre as alterações previstas no projeto de lei estão o aumento do teto para enquadramento no Supersimples, dos atuais R$ 240 mil por ano, no caso de microempresas, e de R$ 2,4 milhões anuais nas pequenas empresas, para R$ 360 mil e R$ 3,6 milhões, respectivamente.
A questão da substituição tributária, que vem prejudicando inúmeros pequenos negócios no país; a inclusão de novas categorias no Simples Nacional; o aumento do teto para formalização como Empreendedor Individual, passando dos atuais R$ 36 mil para R$ 48 mil por ano e a permissão para o parcelamento especial dos débitos de quem já faz parte do Supersimples também constam do texto da iniciativa.
Para o diretor-superintendente do Sebrae-RJ, Sérgio Malta, a aprovação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa foi um divisor de águas para os pequenos negócios, pois deu início a uma série de medidas que criaram um ambiente mais favorável ao crescimento dos pequenos negócios no país. "Agora está na hora de aperfeiçoar esta legislação, para manter o cenário propício ao crescimento dos empreendimentos de pequeno porte, que representam 90% das empresas no país e empregam mais de 50% da mão de obra com carteira assinada", afirma.

Teresópolis é uma das nove cidades do estado a municipalizar a Lei Geral

No mês passado, o Sebrae RJ, em parceria com a prefeitura municipal apresentou, o programa de Desenvolvimento Municipal e Fortalecimento das Micro e Pequenas empresas. Durante a apresentação a coordenadora da área de políticas públicas do Sebrae, Margareth Kelly,falou sobre a importância da Lei Geral, que foi municipalizada pelo prefeito Jorge Mario e ainda para a implantação do programa piloto que irá auxiliar as micro e pequenas empresas.
A Lei Geral é um eficaz instrumento da consolidação de políticas públicas de fomento ao desenvolvimento do município através do apoio as micro e pequena empresas. Teresópolis é um dos nove municípios que recebeu o projeto piloto, que agora já está na terceira etapa. Na primeira etapa foi feito um diagnóstico, um levantamento prévio das necessidades dos empreendedores da cidade, a segunda etapa, realizada ontem, foi o lançamento do projeto e do comitê, composto por lideranças do governo e de instituições.
O programa também auxilia os profissionais individuais, fazendo com que eles saiam da informalidade. “Os profissionais que trabalhavam na informalidade e hoje estão dentro da legalidade, podem ser encontradas pela prefeitura através do cadastro para contribuir com seus trabalhos.” ressaltou Margareth Kelly.

Benefícios do programa para as micro e pequenas empresas e para o município
Mais empresas nascendo
Mais pessoas no mercado de trabalho
Dinheiro em circulação
Impostos Pagos
Arrecadação Municipal em dia
Capacidade de investimento

O que se combate com o programa
A informalidade
Desemprego
Mortalidade empresarial
Inadimplência fiscal
Dívida ativa
Êxodo empresarial

Decreto do Governador acaba com polêmica sobre a instalação da Faetec no Colégio Campos Salles

Carol Asthine

Na edição do Diário Oficial da última quarta-feira, foi publicado o decreto nº 42.713 assinado pelo Governador Sérgio Cabral, instituindo o Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep) de Teresópolis à rede da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) no Ciep da Barra.
Este decreto vem oficializar o fim da polêmica gerada entre Cetep e alunos do Colégio Estadual Campos Salles em setembro de 2008. As informações eram de que uma proposta por parte de um grupo da direção foi feita para a expansão da unidade Cetep em Teresópolis. A solução, supostamente encontrada, foi a transferência dos alunos do Campos Salles para outras unidades escolares e a implantação do Cetep no local do colégio. Na época, o possível fechamento do colégio indignou professores, alunos, pais e moradores do bairro, que se manifestaram através de passeata e abaixo assinado. Contudo, através deste decreto, os alunos e professores podem ficar mais aliviados quanto a permanência do Colégio no local.
A unidade está vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e ocupará o CIEP da Barra, na Avenida Presidente Roosvelt, s/n°, em Barra de Imbuí. O novo centro de educação profissionalizante funcionará com a estrutura da Faetec e oferecerá cursos de formação inicial e continuada gratuitos.

Comando Geral convoca 10 policiais de Teresópolis para combater ondas de ataques no Rio

Carol Asthine

Na última quarta-feira, dia 24, o Comando Geral da Polícia Militar convocou 10 policiais militares ao Rio de Janeiro para reforçar o combate aos ataques de criminosos na cidade. Segundo informações do Batalhão da Polícia Militar de Teresópolis, todos os PMs estão em alerta e aguardando ordens superiores. No caso de serem convocados, os policiais devem se apresentar, independente de folga ou férias.
A quantidade de policiais enviados é de acordo com o pedido do Comando, que de Teresópolis convocou apenas 10. Já em Nova Friburgo, na manhã de ontem, o 11º Batalhão de Polícia Militar enviou quarenta policiais ao Rio, com expectativa de permanência de 10 dias.

Cerca de cem PMs inativos se oferecem para trabalho voluntário

Devido aos ataques que atingem o município do Rio, a Associação dos Ativos e Inativos da Polícia e Bombeiros Militares (ASSINAP) solicitou, nesta quinta-feira (25), aos policiais que estão inativos e tenham condições de trabalhar em serviços internos que se apresentem para colaborar com a Polícia Militar.
De acordo com a Associação, cerca de cem policiais inativos já se apresentaram. A expectativa é que este número chegue a 300. No total, 15 mil pessoas estão inativas, mas, segundo a PM, a maioria é muito idosa e não tem mais condições de trabalhar.
Os inativos interessados em colaborar com a PM podem ligar para (21)2719.2286 ou (21)2717.3031.

Clima de natal invade o comércio Teresopolitano

Carol Asthine

Há um mês para o natal, as lojas do centro da cidade já entraram em clima festivo. O espírito natalino começa a invadir os estabelecimentos e residências para as comemorações de final de ano. Árvores brancas, verdes, iluminadas ou não, guirlandas, Papai Noel, presépios e muita alegria contagiam os comerciantes da cidade. Nesta época tudo fica mais colorido e harmônico e todos querem aproveitar bem a data, que é considerada como a principal para as vendas em todo o comércio.
“Nós que trabalhamos em comércio ficamos exaustos no final do ano, mas quando estamos com nossas famílias reunidas na noite de natal vale muito a pena. Esquecemos todo cansaço e curtimos esse momento tão especial”. Afirmou Adriana Cunha, vendedora.
Teresópolis é marcada por sua decoração natalina nas ruas, e neste ano não será diferente. A Prefeitura Municipal começou a ser decorada na manhã de ontem, e funcionários da prefeitura começaram enfeitar hoje as ruas da cidade.
Tradicional na cidade, os enfeites de natal com toda beleza e brilho são para chamar a atenção das pessoas e despertar em cada cidadão a paz e o amor que o Natal proporciona.
Os enfeites além de deixar o comércio mais bonito e atraente aos olhos das pessoas chamam a atenção de turistas e consumidores no período em que as lojas ficam abertas até mais tarde.

Sorteios e descontos incentivam os consumidores para as compras de natal

Algumas lojas já anunciam as primeiras promoções natalinas e planos de financiamento para a compra do presente. Nesta época do ano não é difícil encontrar descontos, vale brindes e sorteios. Sorteios de carros, notebook, celular, DVD e até prêmios em dinheiro são métodos encontrados pelos comerciantes para atrair os consumidores.
Através das promoções os consumidores são incentivados a comprar, o que corresponde em um aquecimento nas vendas e, ao mesmo tempo, uma gratificação aos clientes, que prestigiam o comércio durante todo o ano.
E com a proximidade do 13º salário, muita gente está aproveitando a oportunidade para garantir um preço diferenciado e a variedade de produtos. Mas é importante ficar muito atento para não comprometer todo o orçamento familiar na compra de presentes e se arrepender depois. É necessário verificar a idoneidade das lojas, não esquecer de conferir a qualidade e o funcionamento do produto adquirido e principalmente analisar as condições de pagamento

Parque Nacional da Serra dos Órgãos completa 71 anos

Carol Asthine

Na próxima terça-feira, dia 30 de novembro, o Parque Nacional da Serra dos órgãos (PARNASO) completa 71 anos de criação. Com uma das paisagens mais lindas do estado do Rio, o Parque é ponto do turístico da cidade e oferece diferentes práticas de lazer, como: escalada, caminhada, rapel e piscina natural, espaço para piquenique, além de ter fantásticas cachoeiras.
O Parque tem mais de 130 quilômetros de trilhas, sendo a maior rede do Brasil em todos os níveis de dificuldade: desde a trilha suspensa, acessível até a cadeirantes, até a pesada Travessia Petrópolis-Teresópolis, com 30 Km de subidas e descidas pela parte alta das montanhas.
O PARNASO oferece a todos os teresopolitanos e turistas, um ambiente agradável e familiar, por isso, todos estão convidados para participar do aniversário de 71 anos do Parque, que foi o terceiro a ser criado no país. As comemorações aconteceram ontem no Parque com uma programação variada.

Visite o Parque
Entre as escaladas destacam-se o Dedo de Deus, considerado o marco inicial da escalada no país, e a Agulha do Diabo, escolhida uma das 15 melhores escaladas em rocha do mundo.
O Parque Nacional da Serra dos Órgãos foi criado em 1939 para proteger a excepcional paisagem e a biodiversidade deste trecho da Serra do Mar na região serrana do Rio de Janeiro. São 20.024 hectares protegidos nos municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim.
O PARNASO protege florestas de encosta e campos de altitude entre 80m de altitude e os 2.275m da Pedra do Sino, ponto culminante da Serra dos Órgãos. A grande e brusca variação de altitude criou ambientes únicos e grande diversidade biológica. O parque protege mais de 462 espécies de aves, 105 de mamíferos e um grande número de espécies endêmicas (que só ocorrem nesta região).
O horário de visitação é todos os dias de 8 às 17 horas. O ingresso no parque custa R$ 10,00 e não há cobrança na exposição.
(Com informações ICMBIO - Parque Nacional da Serra do Órgãos)